Get in Touch
Telefone
Outros: +55 86 9 9835 1417
Ontem (18/09) foi exibido no programa Fantástico da Rede Globo a reportagem sobre uma das tecnologias desenvolvida por nós, que ecoou da aplicação do Método TRON em salas de aula.
Alex Bill e Maria Rita no Rock in Rio 2022 | Foto: Thiago Rocha Domingos
O Rock in Rio é um dos maiores eventos musicais do Brasil, então porque não ir até lá com a Tecnologia MR?
Para você que deve esta se perguntando, o Projeto MR é uma tecnologia assistiva desenvolvida por nós, para que surdos e deficientes auditivos consigam sentir a música.
Uma experiência fantástica, na cidade de Parnaíba (PI), durante os dias 20 e 21 de setembro de 2019, que conectou estudantes e suas famílias na jornada incrível de ensino e aprendizagem.
No dia 24 de abril comemorou-se o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais e porque não, em uma data tão simbólica, lançar um projeto voltado para esse público?
Protótipo do Dispositivo MR (Por: Gildário Lima)
Foi isso o que aconteceu! Nessa data lançamos em parceria com o humorista piauiense Whindersson Nunes, o projeto de uma tecnologia assistiva para surdos, o Dispositivo MR, para que seja possível SENTIR a música e tornar a experiência musical ainda mais emocionante e abrangente.
O vídeo com os primeiros testes foi lançado no canal do YouTube do humorista no dia 24 de abril e logo sensibilizou e repercutiu em todo o território brasileiro, sendo noticiado em grandes canais como Hugo Gloss e no jornal Estadão (O Estado de São Paulo).
Como o dispositivo funciona?
O MR é um dispositivo que, quando afixado ao corpo, correlaciona as vibrações sonoras com vibrações "mecânicas" distribuídas pelo tórax com acelerações e pesos diferentes, interpretando dinamicamente em tempo real a estrutura musical, podendo-se trabalhar biofeedbacks em ritmo e harmonia. Logicamente não se trata de ouvir a música, mas de senti-la em tempo real por meio da sensibilidade do tato.
Heloisa Menezes, Diretora Institucional e de inovação da TRON MG, foi entrevistada pela Colunista Carol Gilberti, da BAND NEWS FM Belo Horizonte.
A TRON Ensino de Robótica Educativa, em seu terceiro ano tem muitos motivos para comemorar, sendo um eles a sua importante contribuição para a fundamentação da robótica educativa no Brasil e a sua constante participação na melhoria da qualidade e na construção do conhecimento em salas de aula de todo o Brasil.
Uma rica programação marcou a abertura da 1ª Convenção TRON Tecnologia, Cativação e Educação, que acorre até 1º de setembro em Parnaíba (PI), reunindo franqueados de vários estados, colaboradores e parceiros.
O incremento da inovação Aquabit com o uso de robótica é um dos resultados do primeiro Startron, evento que promoveu rodada de negócios de startups piauienses.
Alunos do Projeto Include passam a contar com livro exclusivo para o estudo da Robótica nos laboratórios comunitários construídos pelo Projeto. Voltado a qualificar jovens de 10 a 18 anos ao mercado de trabalho, o Include é desenvolvido pelo Instituto Campus Party, pela TRON e demais parceiros.