Get in Touch
Telefone
Outros: +55 86 9 9835 1417
Tornou-se claro que cada vez mais a tecnologia vem como meio facilitador de nossas vidas, seja na escola, trabalho, faculdade… E hoje mais um passo é dado rumo à evolução tecnológica. Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) estão desenvolvendo projetos referentes ao exoesqueleto, estrutura bastante retratada em filmes futuristas mas que já é uma realidade.
Muitas pessoas acham o tema “exoesqueleto” algo polêmico já que ele funciona como aprimorador de nossa capacidade humana, basicamente conseguimos uma maior versatilidade principalmente na movimentação dos membros, fazendo assim que com realizemos tarefas diárias muito mais facilmente. E como isso funciona? Bem, o projeto inicialmente tem a finalidade de ajudar pessoas com alguma dificuldade de movimentação de qualquer que seja a parte do corpo, para isso é estudado a capacidade motora deste indivíduo e a partir disso liga-se seu sistema nervoso à sensores elétricos da prótese sintética que será colocada no local, aderindo mais resistência e aprimorando sua capacidade movimentação.
Com toda a gama positiva relacionada ao bem estar e maior desenvolvimento motor, o exoesqueleto também passa por testes em pessoas que trabalham usando muito a força física, de modo a deixá-las menos desgastadas e trabalhando mais produtivamente, porém, temos a consciência de que o corpo pode não ficar esgotado mas a mente fica e muito, que juntamente com o stress rotineiro do trabalho, pode gerar algum problema cerebral futuramente, partindo daí se faz necessário a adoção de políticas de retenção de uso contínuo e sem pausas nessas áreas de trabalho onde o exoesqueleto poderá ser aplicado.
A estrutura desses modelos sintéticos passa por alguns aprimoramentos, utilizando da tecnologia de impressão 3D, acreditamos que sua arquitetura poderá ser a mais simples e dinâmica possível, facilitando o trabalho de modelagem e permitindo maior rigidez e estabilidade, tudo para produzir o melhor movimento possível. A tecnologia Arduino que hoje já é empregada em praticamente todas as áreas da eletrônicas, poderá também ser uma ótima aliada no quesito programacional já que a plataforma por ter caráter versátil, possibilita ao seu usuário uma gama de possibilidades acerca de seu uso nos mais variados meios tecnológicos.