Get in Touch
Telefone
Outros: +55 86 9 9835 1417
A instituição Sesi de São Paulo desenvolveu em parceria com seus alunos a partir de uma impressora 3D um modelo da tabela periódica com Arduíno para deficientes visuais que vem como grande promessa no ensino principalmente nas matérias de física, biologia e química.
Como todos sabemos, o ensino de qualidade e abrangente para todas as pessoas (sendo elas com deficiência ou não), é um direito que temos no qual as instituições de ensino têm que se adaptar para melhor receber seus alunos. No entanto, ainda enfrentamos inúmeras barreiras que limitam a capacidade dos estudantes de uma educação de qualidade e isso se afeta ainda mais naqueles com algum tipo de deficiência, porém, hoje as pessoas relacionadas à incapacidade na condição visual têm um novo artifício no aprendizado, trata-se de um protótipo da tabela periódica dos elementos no qual facilita a compreensão dos seus termos por meio de um sistema totalmente produzido na plataforma Arduíno.
Isso se deu pois de todas as áreas do conhecimento, as ciências da natureza eram as matérias ditas pelos alunos com deficiência como sendo as mais difíceis no quesito aprendizagem, já que eles precisavam de algo real no seu ensino para assim absorver por completo o conteúdo. Partindo disso, ao molde desenvolvido pelos estudantes do Sesi-SP foram adicionados alguns princípios para uma maior compreensão dos elementos e como eles estão inseridos no nosso dia a dia, funcionando a partir de um botão compreendido na tabela que ao ser pressionado envia ao Arduíno as informações que são convertidos a um alto falante, podendo assim, serem transmitidas as informações dos mais diversos elementos aplicados principalmente nos ramos da química.
Esse instrumento tecnológico vem como grande divisor de águas na educação de pessoas com deficiência sobretudo visual, igualando as condições de aprendizado e mostrando que as chances de crescimento intelectual devem ser equivalentes para todas as pessoas.
Fonte: http://porvir.org/alunos-criam-tabela-periodica-com-arduino-para-incluir-amigos-com-deficiencia/