Get in Touch
Telefone
Outros: +55 86 9 9835 1417
Os mecanismos de introdução da robótica nas crianças de até 7 anos, conhecida como robótica passiva, é dada fundamentalmente pelos 5 (cinco) protótipos criados na própria empresa, onde agora vamos apresentar a finalidade de cada um no aprendizado e como eles vêm a proporcionar uma maior amplitude dos pequenos em relação a este vasto mundo tecnológico.
Robô TRON
Introduzido como instrumento facilitador da robótica, o Robô TRON tem fundamentação no processo geométrico de encaixe, compreensão e funcionamento de suas peças e por ter um porte parecido aos carros de controle remoto ele possui toda uma versatilidade e adequação de atividades lúdicas no seu uso e na interpretação da robótica.
Procedimentos desempenhados pelo Robô TRON:
-Apresentação das definições de um robô
-montagem do robô
-funcionamento do robô
-atividades ligação/relação
-labirintos
-formas geométricas
-competições que exigem raciocínio e desenvolvimento da fala
-percepção do robô em formas de desenho
-personificação do robô
-Sequências
TimeTRON
O principal objetivo do TimeTRON é mediar tarefas correlacionadas com o tempo, sendo esse fator crucial no desempenho das atividades no qual por meio de atividades práticas as crianças desenvolvem técnicas de percepção, tomadas rápidas de decisões, atenção e memória. tendo seu formato parecido com o de uma caixa, ele propicia por ações visuais e sonoras uma maior interatividade da crianças com o robô ao ter que detectar objetos no seu interior e o reconhecer no menor tempo possível.
Procedimento desempenhados pelo TimeTRON:
-atividades de memória
-correlação de objetos
-identificação
-resultado de sentenças lógicas
-gamificação
-tato
-esporte
GarraTRON
Com o foco voltado na coordenação motora das crianças, a GarraTRON desempenha papel crucial no aprendizado dos pequenos sendo mediador dos processos lúdicos de concentração e desempenho de tarefas. Controlado por um joystick o fato de se assemelhar a um braço mecânico possibilita a capacidade de agarrar objetos e movê-los de um lado a outro, oportunizando ao robô por meio de seus movimentos mostrar a versatilidade e flexibilidade das combinações possíveis pela programação.
Procedimentos desempenhados pela GarraTRON:
-coordenação motora
-orientação espacial
-concentração
-incentivo e estímulo para realização de tarefas relacionadas
-inserção tecnológica
SoundTRON
Desenvolvido como ponte entre a tecnologia e as demais áreas de conhecimento, o SoundTRON atua por meio da interação e criação, exercendo papel crucial no desenvolvimento da fala e consequentemente interação com as crianças, principalmente pelo seu formato humanóide. Seu diferencial está em uma conexão bluetooth seja de smartphones, tablets ou afins, com o propósito de estabelecer um diálogo entre criança e robô, propiciando uma fascinação e maior estímulo no desempenho de tarefas.
Procedimentos desempenhados pelo SoundTRON:
-leituras de símbolos apresentados no smartphone
-leitura de palavras e frases
-conversação personalizada pelo professor
-reprodução de músicas
-apropriação do espaço
-raciocínio para o dia a dia
-valorização da tolerância e trabalho em equipe
LúmenTRON
A aplicação das cores no estímulo e aprendizado de tarefas é algo indispensável, sobretudo no ramo escolar, com essa finalidade foi criado o LúmenTRON, robô esse que interage de forma visual com as crianças que desde o nascimento já possuem contato direto com o universo das cores que nos cercam e com isso, contribuem para o aprimoramento da capacidade motora, cognitiva, lógica, dialética, auditiva, dentre outras.
Procedimentos desempenhados pelo LúmenTRON:
-conhecimento das cores
-associação das cores
-trabalhar a fala e escrita
-trabalhando quantidades e sequências
Com essa breve apresentação de nossos robôs temos a intenção de explicar de maneira mais detalhada como funciona cada componente da parte tecnológica do método no que envolve a robótica passiva, para um maior aprofundamento acerca do assunto consulte nosso livro Método TRON Robótica Passiva Aplicada.