Eventos

Eventos Realizados

Workshop São Paulo - SP

05/12/2017
8h da manhã
Globalweb Corp

O Workshop - O Futuro da educação passa pela robótica, sediado em São Paulo, no dia 5 de dezembro, pela equipe TRON juntamente com seus colaboradores e parceiros, tais como Cristina Boner, diretora da Globalweb Corp, empresa brasileira de gestão e consultoria na área de TI, Rita Ladeia, professora doutora em educação, no qual administra um modelo bilíngue de ensino, André Pazotti, diretor de negócios internacionais pela empresa DSOP de educação financeira e o prof. dr. Gildário Dias, fundador do método TRON e sócio fundador da TRON Ensino de Robótica Educativa, apresentou àos participantes seletivamente convidados a nova realidade que tecnologia vem implementando no modelo de ensino das escolas pelo Brasil e pelo mundo.

Subdivididas em:

cristina.png

Cristina Boner

Disruptura Social por Meio da Tecnologia

Vivemos a Era da Inovação Tecnológica. A maior empresa de transportes do mundo não possui um carro, os maiores operadores de viagem não possuem aviões, a maior varejista do planeta não conta com sequer uma loja física. A tecnologia deixou de ser um meio para se transformar na atividade fim de diversos negócios, seja ele de qual natureza for. Qual o impacto dessa mudança para a sociedade atual? Como as nossas crianças devem se preparar para ingressar nesse novo mundo? Como pais e educadores devem introduzir essa nova realidade na didática?
Essas e outras questões são a base da disrupção que vivemos atualmente, em que inovações de hoje se tornam obsoletas em um amanhã cada dia mais próximo, mais instantâneo. Vamos entender juntos como toda essa frenética sociedade da informação deve ser tratada e como temas como a robótica, empreendedorismo, programação e TI, em breve, deixarão de ser extracurriculares para se tornarem a base da educação.
rita-ladeia.png

Rita Ladeia

Educação Bilíngue no Brasil: novas perspectivas para as áreas de línguas e linguagens

Pouco se pode mudar em Educação sem promover profundas mudanças nas áreas de línguas e linguagens. Todos os avanços que as novas tecnologias podem nos proporcionar tornam-se limitadas para os estudantes se eles não tiveram amplo domínio de línguas e linguagens, que lhes permita leituras amplas do mundo e tomadas críticas de posição diante dos desafios da sociedade atual.
Neste sentido, a educação bilíngue com foco no letramento crítico dos estudantes tem sido um diferencial importante nos currículos de educação básica no Brasil. Nosso objetivo aqui é propor uma reflexão sobre a educação bilíngue e os avanços que esse investimento pode trazer para nossas escolas, nossos estudantes, e a sociedade que podemos construir.
2.png

Gildário Dias

O futuro da educação do seu filho passa pela robótica

No atual contexto histórico, a tecnologia permeia todas as atividades humanas, sendo que a robotização e o uso de sistemas de inteligência cognitiva avançam, disputando espaço com as profissões tradicionais. Diante disso, a educação tem de ser reformulada, de modo a incluirmos no processo a criatividade, o trabalho colaborativo e a inovação. Estes são uns dos principais valores demandados pelo mercado. O mundo está evoluindo e o papel do pesquisador e do educador é chamar a atenção da sociedade para o desenvolvimento de instrumentos e mecanismos capazes de preparar, da melhor maneira, as novas gerações para esse futuro. O que foi bom e útil para nossa formação não necessariamente o será para a de nossos filhos e netos. Os que se adequarem, certamente, estarão aptos para um futuro de sucesso profissional, social e pessoal. Nosso propósito é alinhar a necessidade de modernização do processo de ensino, através do uso de tecnologia, pedagogicamente fundamentada. A robótica deve ser vista como uma solução a ser levada a sério, pois não consiste em meras ações lúdicas ou instrumentos para deixar as aulas mais coloridas. Temos que ensinar tecnologia útil, pois em cada etapa do desenvolvimento é possível desenvolver diferentes habilidades de maneira empolgante.

As palestras buscaram atentar para a realidade que vivemos e o que vai mudar no futuro em detrimento da educação, deixando a tecnologia vista antes como instrumento periférico de inserção do conhecimento, agora, um marco crucial na caminhada de nossas crianças e jovens no meio educacional.

O Professor Doutor Gildário Dias Lima (fundador do Método TRON de Ensino) ao final da sua palestra convidou os participantes a conhecerem o laboratório modelo da TRON, onde as crianças, nossos pequenos cientistas, podem desenvolver a aprendizagem de robótica voltada para todas as áreas de conhecimento, e acima de tudo aplicar a tecnologia de modo a preparar nossos pequenos para as grandes descobertas que o futuro trará. Isso foi muito bem explicitado pelos alunos da TRON que estavam presentes apresentando seus robôs e os componentes principais de cada peça, ou seja, trazendo uma situação inversa, onde as crianças agora assumem o posto de educadores, o que diretamente afeta na capacidade intelectual e consequentemente traz uma melhora cognitiva significativa.

Movidas pela cativação as crianças espalharam o que de melhor o método têm a prover, mesclando o divertimento com inclusão do conhecimento, propiciando uma imersão completa e cativando os participantes do evento.

Veja abaixo algumas fotos do evento